Essa é uma pergunta que eu não quero calar ,poxa será que é tão difícil (pelo menos para min ) entender algumas coisa como por exemplo que esta escrito seria um problema de interpretação ou de malandragem da parte dos vendedores , oque é eu não sei ,mas esta cada vez mais difícil de haver um feedback (retorno)correto por exemplo : um cliente me mandou uma maquina (um gabinete) para orçamento era um 462 senão me engano um duron 1400 MHz ,então verifiquei que a placa mãe estava queimada e orientei o mesmo (o cliente) a comprar uma nova porem aquela velha historia que tava difícil e tal , eu indiquei uma loja que vende peças usadas dei o nome e o modelo da placa certinho para que o cliente tenha como reaproveitar as suas antigas peças , o vendedor entendeu mais ou menos assim :
Bom o que esta escrito neste papel e que o senhor tem que comprar uma gigabyte e um processador semprom am2 tudo novo com garantinha ,ai o cliente (que também esta errado e não leu o meu blog nem uma vez ) que se deixou levar pela conversa fiada do vendedor vai se endividar todo e ainda ficar com o computador RUIM pios essa tal placa “ótima” não pega memória dimm , não funciona sem um conecto daqueles p4 e agora so me resta uma coisa ligar para enche o saco do vendedor depois dessa teve uma ainda pior ,um cliente com um p4 478b daqueles artiguinho me pediu para instalar um gravador de dvd em sua maquina indiquei um loja onde haveria o “GRAVADOR DE DVD IDE “ e aguardei ...o fracasso que so pode ser sacanagem olha como eu escrevi no pedido da peça, é eu escrevi :
“Por favor, drive de dvd IDE so serve assim ok? Obrigado”.
Pareceu que eu escrevi assim:
“Por favor, mande o que há de mais moderno em sua loja para que eu me dame ao Maximo, mas... com desempenho”
É brincadeira o que acontece e pior que o vendedor 7 (que eu acho que é o mais avançado ... o 7 e o mais avançado não é ?do que o XP (eXtra Picareta) ) e o vendedor técnico esse ai e o fim da picada, vendedor pelo amor de deus se não sabe ou não tem o pedido não venda nem invente uma venda e melhor pra você, pra o cliente e principalmente (todos os técnicos) para min O_B_R_I_G_A_D_O_!!!!
aiai sofrer com vendedor é regra mesmo.. eu já não permito mais a meus clientes pessoais a aquisição sem minha presença, ou no mínimo uma ligação no momento da compra, pra eu ter certeza de falar ao vendedor exatamente o que eu quero e se não tiver pode desistir.. geralmente funciona.. mas já tive cliente trazendo duas unidades dvd "só pra garantir" .. o vendedor conseguiu plantar uma dúvida na cabeça do cliente rs..
ResponderExcluirjá trabalhei no varejo, vendendo roupas em lojas de shoppings na adolescência.. aprendi um bocado sobre conversação, técnica de venda etc.. a verdade é que o vendedor tem a obrigação dele, que é vender, e vender mais..
Penso então que acaba sobrando para nós agregar mais esta função de "escudo" do consumidor nomomento da compra, o qu, mais uma vez aproxima o nosso trabalho de uma consultoria técnica ao invés do simples serviço prestado.
Claro, há que se ter mais bônus($) pelo ônus(tempo) adquirido.. a minha hora tá mais cara.. principalmente se for pra aturar uma tarde num infoshopping ouvindo abobrinha né..
rs