A cada dia que passa eu quase tenho um Surto psicótico quando alguns clientes (corajosos) na hora que eu entrego sua maquina devidamente instalada, configurada e com o seu perfeito backup eles me perguntam: - já esta pronta? . Geralmente eu tenho que ouvir as historias (de terror por assim dizer) ou experiências que o cliente vivenciou e então eles ficam meios desacreditados, pois antes ele haviam contratado um “técnico” que efetuou a famosa MÀNUTEMÇÃO na sua maquina.
A grande diferença não esta só na forma que é escrita, mas também na forma que adquirida, se você não tem como saber o histórico de um técnico como você ira indicar o mesmo? È como jogar na loteria e saber que vai perder (no caso o computador), pois na loteria você joga ,vamos supor R$ 2 que você já considera perdido ganhar será uma conseqüência ou não , mas a sua maquina , imagine as fotos do nascimento da sua filha, aquele passeio nas montanhas, ou ate aquela foto do lado de um lamborguini, os seus documentos, jogos... (até então to falando do prejuízo lógico que já é um grande prejuízo ) imagine o dano físico , imaginou ? A partir daqui vou (tentar) explicar como funciona “A MÀNUTENÇÂO DE COMPUTADORES” (o essa é a ruim) para que vocês possam fugir dela.
Exemplo você chamou um técnico para diagnosticar o seu PC que a principio
Parece ser (um haras cheio de cavalo de tróia) uma infestação de vírus, o que vem a seguir da boca do técnico você deve ouvir muito a tento, por exemplo:
Se ele falar a seguinte frase: - i senhor (a) isso ai tem que formatar. Pague a visita e mande o embora, pois formatar e remover vírus são coisas diferentes, mas isso e outro caso.
O que ele deveria dizer seria: - senhor (a) vou passar um programas de antivírus atualizado, fazer a identificação e a remoção dos mesmos (mais ou menos isso e o preço He He...).
Se o mesmo técnico fosse chamado para que resolvesse um problema de um computador novo e esta reiniciando, nesse caso então ele deve orientar o cliente a levar o PC na garantia porque o bom técnico não e aquele que faz todos os serviços, mas sim o que faz o serviço correto (lógico que ele poderia dar uma olhadinha La atrás na fonte e ver se não esta em 220 v e continuar cobrando só a visita).
Algumas pessoas irão se perguntar porque eu escrevi este pequeno artigo meio sem rumo , tai então a resposta eu trabalho há 12 anos com informática desde 1998 que eu sofro por causa de pessoas que não tem capacitação e futuca o que pode e o que não pode dizendo-se ser técnico ,com tanto tempo de experiência na área eu ainda estou aprendendo e quando posso ate faço curso não que eu não saiba mas a informática muda a cada minuto e se você que realmente ser um técnico não faça cursinho e vá mexer em computadores de clientes faça um estagio prepare-se para não passar por situações constrangedoras como demorar horas para resolver um problema e vim outro técnico (de verdade ) e resolver em 5 minutos , se é técnico resolva !!!
Quem não senta para aprender, não merece ficar de pé para ensinar.